quinta-feira, 26 de julho de 2012

TURISMO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CAPACIDADE DE GESTÃO


Está nas livrarias o livro Turismo: Planejamento estratégico e capacidade de gestão (Editora Manole), organizado pelo Prof. Mário Beni. São quarenta autores, com diferentes enfoques no que se refere à gestão, passando por planejamento, sustentabilidade e políticas públicas. Tenho a honra de participar desse seleto grupo, assinando capítulo intitulado “Turismo e Cultura: aproximações e conflitos” (p. 235-255).

Nas palavras iniciais do artigo, coloco: “Aproximar o Turismo e a Cultura significa colocar em diálogo dois termos complexos. Por Turismo se pode entender desde as definições clássicas, exigindo a presença do deslocamento e do pernoite em locais diferentes daquele de moradia, até o estranhamento atual do morador de grandes centros urbanos, que desconhece sua própria cidade e, quando a percorre, acaba por se submeter às mesmas sensações por que passa o estrangeiro, quando fora de seu domicílio. A Cultura também apresenta complexidades, não só nos estudos e teorizações acadêmicos, mas também nas suas práticas, ambos impregnados por uma herança colonial muitas vezes ainda presente, levando ao consumo e valorização de bens simbólicos do dominador, em detrimento daqueles produzidos na própria comunidade. (...)."

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